Adriana Mossmann Steffen

 

Adriana Mossmann Steffen, ou só Adri para quase todo mundo, gosta de ajudar e estar onde sente que precisam dela. Não é à toa que escolheu a vida que tem hoje ao lado da família em Bom Princípio, na comunidade de Vale das Flores: levando adiante a agroecologia e produzindo alimentos com sabor único.

Antes de se dedicar somente à agricultura familiar e ao trabalho no Sítio Novo Horizonte, atuou em diversas atividades, com especial interesse em políticas públicas. Já trabalhou no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), sendo assessora territorial do Vale do Caí, e também em gabinetes ligados à defesa da agricultura familiar.

Atualmente, além de ser responsável pela produção das geleias e compotas da Ecosabores, participa dos encontros da Rota Sabores e Saberes do Vale do Caí – primeira rota turística do Brasil focada em agroecologia -, é secretária da Feira Ecológica Três Figueiras, em Porto Alegre – RS, e suplente no Conselho de Feiras Orgânicas de Porto Alegre.

 

 

 

Luiz André Steffen é um agricultor agroecológico que acredita no diálogo e na conciliação para unir as pessoas e mudar o mundo. Nasceu em Mambuí, no interior de Bom Princípio, e carrega com orgulho a origem interiorana e a história familiar. Foi o primeiro agricultor a produzir morango orgânico em Bom Princípio, levando o símbolo da cidade adiante na produção agroecológica.

Sempre quis atingir mais pessoas e espalhar a transformação em outras esferas. Por isso, atuou em associações e em conselhos de desenvolvimento regional, sobretudo no Vale do Caí, região em que se localiza Bom Princípio. Também foi Delegado Nacional de Políticas Agrárias, ajudando o governo federal a decidir os rumos da agricultura no país.

De 2009 a 2012, foi Secretário de Agricultura de Bom Princípio, quando levou a mais pessoas sua filosofia de preservação do meio ambiente e seu maior desejo: ajudar a transformar a realidade. Nos quatro anos seguintes, foi vice-prefeito da cidade natal, ocasião em que fez ainda mais em prol do que acredita. As ações abrangeram mais áreas, como saúde, educação, infraestrutura e planejamento, além de seguir atuando em defesa do setor primário.

Atualmente, coordena a Rota Sabores e Saberes do Vale do Caí, pois acredita no turismo rural enquanto forma de aproximar o campo da cidade e de compartilhar conhecimento.

 

João Gabriel Steffen é filho de Adriana e de André e convive com a natureza desde criança, acompanhando os pais na propriedade e auxiliando-os nos intervalos dos estudos. Tem interesse pelas artes, em especial por música e literatura, e se destaca na área das Exatas. Já ganhou Medalha de Prata e de Bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática. É curioso e traz muitas ideias para os pais aplicarem no Sítio Novo Horizonte.